Upcyqueen

world

Dicas para sustentabilizar o seu armário

Como ter uma vida mais sustentável

A gente acredita que para salvar o planeta, precisamos começar com pequenas atitudes individuais dentro da nossa própria casa. E como podemos fazer isso? Hoje vamos contar algumas mudanças que podem ser feitas e que tem um impacto significativo nessa luta a favor do meio ambiente!

  1. Reduza o consumo de água e energia

Parece uma dica complicada, mas na verdade é fácil de pôr em prática. Você pode começar reduzindo o tempo do banho, adequando as tomadas de casa para o eletrodoméstico certo, trocando as lâmpadas que queimarem por outras de led – elas gastam até 80% menos energia – e lembrar de acumular uma boa quantidade de roupas antes de ligar a máquina de lavar. 

  1. Diminua o consumo de descartáveis

Fazer isso requer um pouquinho de planejamento, mas uma vez feito, é possível reduzir drasticamente o uso no cotidiano. Para isso, carregue sempre sua garrafinha (reutilizável) de água e sacolas retornáveis. Evite alimentos com embalagens excessivas e se possível compre a granel e claro, diga não aos canudos e aos talheres plásticos. 

  1. Reaproveite embalagens

Com um pouco de criatividade é possível dar um novo uso para embalagens. Potes de vidro com tampa, higienizados corretamente, pode servir para armazenar produtos comprados a granel. Caixas de sapato podem se transformar em caixas de organização. As opções são muitas e a internet está cheia de ideias. 

  1. Separe o lixo reciclável

Esse é um passo importantíssimo para evitar que o lixo reciclável acabe ficando anos e mais anos nos aterros sanitários. Importante lembrar de higienizar o material para que ele não se torne um local de proliferação de bactérias. 

  1. Faça compostagem

Depois de dar um destino ao lixo reciclável é importante separar os resíduos orgânicos. A melhor maneira de lidar com eles é através da compostagem, que pode ser feita em casas com uma composteira. Caso você não queira ter uma composteira em casa, vale procurar saber se no seu bairro se em algum lugar é possível descartar o lixo para compostagem.