Upcyqueen

world

Dicas para sustentabilizar o seu armário

Nossos livros preferidos sobre sustentabilidade

A internet tá cheia de conteúdo sobre sustentabilidade e moda sustentável, mas a gente não abre mão de procurar livros sobre o tema. Nesses anos – imersas nesse mundo – temos alguns preferidos que ajudaram e enriqueceram nossa jornada.

  • Moda Sustentável: Um guia prático – Alison Gwilt

O primeiro que vamos falar é o Moda Sustentável: Um guia prático, escrito por Alison Gwilt. É um guia – como o nome já diz – para aplicação da sustentabilidade nos mais diversos processos que envolvem a criação e produção de moda. É um dos nossos indicados para quem está querendo começar a se aprofundar no tema.

  • Moda com Propósito – André Carvalhal

O livro Moda com Propósito do André Carvalhal é super conhecido no mundo da moda e não é à toa. Com muitas reflexões sobre o consumo desenfreado, meio ambiente e mudanças no mercado de moda, é atual e cheio de insights importantes.

  • The Upcycling: Beyond Sustainability – William Mc Donough e Michael Braungart

Esse título só achamos em inglês, mas vale a leitura: The Upcycling: Beyond Sustainability por William Mc Donough e Michael Braungart. Para os autores a escassez de matéria prima e a própria sustentabilidade são questões de design e no momento que entendermos nosso papel na Terra, conseguiremos reverter a pegada negativa, transformando-a em benéfica para o meio ambiente.

  • Eco Chic: The Fashion Paradox – Sandy Black

De 2008, o título Eco-Chic: The Fashion Paradox de Sandy Black, foi um dos primeiros livros a falar sobre sustentabilidade. Nele, a autora analisa como o mercado de moda vem se transformando graças as preocupações com a sustentabilidade. Outro ponto importante do livro é que expõe os aspectos negativos do processo produtivo da indústria de moda, uma das mais poluentes do mundo.

  • Buy the Change You Want to See – Jane Mosbacher Morris

Por último temos o livro Buy the Change You Want to See de Jane Mosbacher Morris, que fala sobre o poder que o consumidor tem de impulsionar mudanças positivas e ajudar comunidades distantes ou não pela sua escolha de consumo.

E você? Indica algum livro pra gente? Queremos conhecer outros!